Regressão Social: Empobrecimento da População Brasileira

As milhões de famílias que regrediram socialmente este ano indicam que não é bom o caminho subdesenvolvimentista trilhado, como analisa Fernando Nogueira da Costa, titular de Economia da Unicamp.

Assusta imaginar o que teria ocorrido, então, se o auxílio emergencial tivesse sido de somente três parcelas mensais de R$ 200,00…

Sobre alternativas, além da obra do professor, sugerimos a leitura de Aprender com Celso Furtado; Indústria do Brasil; e Resgatar a Nação e o Papel do Estado na Economia.

Blog Cidadania & Cultura

Bruno Villas Bôas (Valor, 03/08/20200 informa: com os impactos da pandemia de covid-19 sobre a atividade econômica e o mercado de trabalho do país, 3,8 milhões de famílias devem retroceder na pirâmide social e passar a integrar as classes sociais D/E neste ano, mostram estimativas realizadas pela consultoria Tendências.

Dessa forma, a base da pirâmide social passará a abarcar um total de 41 milhões de famílias ao fim do ano, o equivalente a 56% dos domicílios brasileiros, a maior proporção desde 2009 (60%). No ano passado, 51% das famílias brasileiras estavam nas classes D/E, o correspondente a 37,2 milhões de lares.

Quem mais vai perder é a classe C, a chamada “nova classe média”. O estudo mostra: a classe C deve encolher em 1,8 milhão de famílias, para 20,9 milhões. As classes A e B também devem ficar menores, em 260 mil e 672 mil famílias…

Ver o post original 534 mais palavras

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: