Extrema desigualdade

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil – Unafisco Nacional – traz um par de notas técnicas bastante elucidativas sobre as desigualdades no Brasil.

Em “Concentração de renda no Brasil não pode ser entendida olhando o 1% da população” a associação mostra que o porcento mais rico do país inclui bastante gente de classe média. 30% de todo o patrimônio pessoal do país está em posse de 220 mil indivíduos, ou 0,1% da população do país. Dentre eles, os 28 mil melhores situados têm, cada um, patrimônio médio de R$ 53 milhões!

Não por menos, segundo o índice de Gini, a desigualdade de renda no “nosso país apresenta uma média cerca de 79% maior do que nações como Suíça, Noruega, França e Espanha, o que demonstra uma grande desigualdade de renda na sociedade brasileira”.

Já em “Chegou a vez do setor financeiro e dos super-ricos (retribuírem) contribuírem?” os auditores fiscais demonstram que os 760 mil contribuintes com renda tributada e isenta a partir de 40 salários mínimos mensais pagam tributos tão menores quanto maior for o seu ganho pessoal.

Assim, quase todos os brasileiros são “substitutos tributários” de uns poucos bancos e milionários!

O economista e professor Ladislau Dowbor comentou no canal Você Acha Justo? esta semana, sobre uma reforma tributária que arrecada de cada um segundo a sua possibilidade: além de os tributos possibilitarem a redução de desigualdades, podem direcionar os agentes econômicos à uma agenda de desenvolvimento nacional. Mas essa já é uma outra história.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Extrema desigualdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: