Brasil na contramão do mundo

Para nossa tristeza e sofrimento, temos servido de parâmetro global do que não deve ser feito nestes tempos sombrios. O Presidente Trump, dos EUA, declarou:

“Teríamos 2 milhões de mortos se tivéssemos seguido Brasil e Suécia.”

Que mau exemplo temos dado ao mundo?

Elucidamos alguns dos mais relevantes aspectos da ação federal em A saúde tem pressa, porque a vida não tem preço e Incompetência ou sabotagem?.

No excelente debate de ontem promovido pelo Sinal aprendemos mais com o Pós-doutor em Saúde Pública Roberto Bittencourt: os riscos de transmissão em local de trabalho são 19 vezes maior que em outros locais. E, além do desejável isolamento, as ferramentas de inteligência epidemiológica e vigilância sanitária para conter o vírus!

Noticiado o plano do governo federal para reduzir os espaços laborais nas suas próprias repartições, coube ao Presidente do Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado – Fonacate – uma síntese que vai além da esfera dos funcionários de Estado. Segundo o Auditor Federal de Finanças e Controle Rudinei Marques,

“Tem que reduzir o espaço físico é do presidente da República e de alguns ministros. E a comunicação com o público externo também. Só assim o serviço público poderia trabalhar sem estorvos na contenção da pandemia e de seus efeitos econômicos e sociais.”

P.S.: Quando o Governo Federal resolve jogar as mortes e contaminações que “mais crescem no mundo” para debaixo do tapete, divulgando somente os bons casos de recuperação de saúde, vemos nesta manhã o crescimento dos novos casos a 5% ao dia – 1% na média mundial -, com 34 mil vítimas fatais no Brasil. Para isso, desviou dezenas de milhões de reais do Bolsa-Família para a Comunicação.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: