Santos Dumont

Uma das atrações dos filmes e séries televisivas é a identidade do espectador da obra com o que é mostrado na tela. Assim, todos os que já cruzaram os céus em seus deslocamentos entre os recantos desta Terra – ou sonham faze-lo – hão de apreciar a produção da HBO que conta a história de Alberto Santos-Dumont.

Em seis capítulo, a produção nacional bilíngue, dirigida por Fernando Ciavatta, mostra uma rara combinação de sagacidade, resiliência e generosidade no garoto da roça cafeeira ribeirão-pretana que ganhou os ares franceses pela primeira vez na história.

Fascinado por engenhos desde muito jovem e determinado a realizar a lenda de Ícaro, moveu-se a Paris para aprender balonismo, criar o dirigível, dar-lhe condutibilidade e, a partir daí, voar precisos 232 metros com o famoso 14-Bis.

Nada fez sozinho e tudo legou à Humanidade. A série mostra como Santos absorveu e compartilhou conhecimentos dos aeronautas de então, que elegeram o Campo de Bagatelle como ponto de arremetida e pouso dos mais-pesados-que-o-ar, ou simplesmente aviões. Tudo sob a diligente observação das autoridades aeronáuticas francesas.

O sucesso não lhe fez descansar sob os louros. O brasileiro, como era referenciado nos meios aeronáuticos, ainda criou o Demoiselle, a base do monomotor que permitiu a primeira travessia sobre o Canal da Mancha.

Seus prêmios em dinheiro sempre foram legados aos operários da incipiente indústria da aviação. Patentes? Nenhuma. Em entrevista após seu último invento, pediu ao repórter que publicasse o projeto para uso a quem dele pudesse fazer proveito.

Para a história, a materialização do sonho de dar asas à Humanidade.

Um legado inspirador para todos nós.

14-Bis
Demoiselle

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central e do Instituto Cultural Israelita Brasileiro, membro da direção estadual paulista do Partido Comunista do Brasil. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: