
Lideranças sindicais debateram o cenário para as Eleições 2026, o balanço do movimento “Vote Consciente” e o avanço legislativo do PL nº 1.893/2026 e da PEC Social.
A sede da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, em Brasília, foi o centro das articulações sindicais semana passada. A entidade foi anfitriã da reunião do Instituto Servir Brasil com dirigentes e parceiros da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, reunidos para analisar a conjuntura política e definir estratégias integradas para a pauta do funcionalismo no Congresso Nacional.
Temas centrais e debates estratégicos
Durante o encontro, os dirigentes analisaram temas fundamentais para o fortalecimento do setor público e a proteção dos direitos dos servidores:
– Conjuntura política e Eleições 2026: Apresentação de uma análise nacional detalhada realizada pelo Instituto Conecta, mapeando cenários e tendências para o pleito eleitoral de 2026 e orientando o posicionamento das entidades.
– Movimento Vote Consciente: Apresentação do balanço das ações promovidas pelo movimento, ressaltando a importância do engajamento da categoria e do diálogo com a sociedade civil na valorização do serviço público.
– Negociação Coletiva (PL 1.893/2026): Atualização do quadro de articulações em torno do Projeto de Lei nº 1.893/2026, pauta histórica e estruturante que visa regulamentar o direito à negociação coletiva na administração pública.
– PEC Social (PEC 06/2024): Alinhamento das estratégias de mobilização política e regimental para impulsionar a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição nº 6/2024, que prevê a redução gradual da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas.
Se você quer um Brasil soberano e desenvolvido e o mundo prenhe de paz e cooperação, curta, comente, compartilhe e impulsione nossas publicações!
