Hora do Povo – O presidente Lula disse que os democratas precisam se preparar “para não deixar a mentira governar esse país” nas eleições presidenciais. Lula já havia comentado sobre uma “indústria de contar mentiras” nas redes sociais. “Essa eleição vai ser uma guerra, e nós vamos ter de nos preparar para não poder deixar a mentira governar este país. Vamos nos preparar”, declarou o presidente ao lado de Geraldo Alckmin (PSB), seu vice.
Hora do Povo – Edinho Silva, defendeu que o partido faça um “amplo arco de alianças” para tentar a reeleição do presidente Lula, que é central para a defesa da democracia e da soberania do Brasil. “Nós estamos vivendo a ascensão do fascismo no mundo, a ascensão do pensamento autoritário, e a ascensão do fascismo e do pensamento autoritário no Brasil”, avalia. Ele afirmou que o papel do PT nessa conjuntura está ligado à “construção de um amplo arco de alianças para que a gente possa fazer a democracia ser vitoriosa no nosso país”.
Jornal GGN – Durante o lançamento de seu livro Capitalismo Superindustrial, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a elite econômica brasileira historicamente se apropria do Estado como se fosse um bem privado. “A classe dominante brasileira entende o Estado como dela, não é uma coisa nossa, é uma coisa dela”, disse Haddad ao comentar as raízes históricas da formação política e econômica do país. Segundo o ministro, essa lógica remonta ao período imediatamente posterior à abolição da escravidão.
Hora do Povo – A demissão em massa de jornalistas do Washigton Post, de propriedade do bilionário Jeff Bezos, aliado de Trump, é muito mais grave do que aparenta e não se trata apenas de uma medida de contenção de despesas causada por “cabeças de planilha” da administração em busca de lucro. A partir de 2023, a quantidade de jornalistas profissionais tfoi reduzida de 1.200 (mesmo número do New York Times) para cerca de 500. O Washington Post foi aquele cujo trabalho investigativo levou o presidente Richard Nixon a renunciar em 9.8.1974, após a revelação sobre o escândalo de Watergate.



