Hora do Povo – Pesquisa do Valor Econômico com 120 instituições financeiras mostra que 112 delas esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha a taxa básica de juro (Selic) em 15% ao ano, o maior nível em 20 anos. A sondagem aponta que 85% projetam que o BC só dê início ao ciclo de corte da Selic na reunião de 18 de março. Há seis meses que a Selic está no patamar de15%, afetando o crescimento econômico do Brasil, com a economia desacelerando com queda nos investimentos produtivos, na geração de empregos e no consumo de bens e serviços.
Sputnik – O convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que o Brasil integre o Conselho de Paz se tornou uma questão espinhosa para a diplomacia brasileira. Inicialmente apresentado como uma iniciativa voltada para buscar a paz na Faixa de Gaza, o Conselho mira um objetivo mais amplo, com sua carta constitutiva apresentando-o como “uma organização internacional que busca promover a estabilidade, restaurar uma governança confiável e legítima e garantir uma paz duradoura em áreas afetadas ou ameaçadas por conflitos”.
Hora do Povo – Um dique da mineradora Vale se rompeu entre Ouro Preto e Congonhas, na região Central de Minas Gerais, e lançou água e rejeitos sobre instalações da Companhia Siderúrgica Nacional, colocando cerca de 200 trabalhadores em risco. O desastre interrompeu o abastecimento de água e paralisou as operações na região. O episódio ocorreu no mesmo dia em que se completam sete anos do crime da Vale em Brumadinho, que matou 272 pessoas e até hoje permanece sem a devida responsabilização da empresa.
Vermelho – O assassinato de Alex Pretti, enfermeiro de 37 anos morto a tiros por um agente da Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos durante uma operação de imigração em Minneapolis, tornou-se rapidamente um catalisador político em Washington. O episódio, ocorrido em meio à ofensiva linha-dura do governo Donald Trump contra a imigração, desencadeou reações que atravessam as fronteiras partidárias e colocam em xeque a narrativa oficial da Casa Branca.



