Jornal GGN – Luís Nassif: quais as implicações dessa revolução tecnológica sobre a economia e sobre a democracia? O primeiro impacto é o da acumulação de riqueza, processo em andamento e não apenas entre as empresas de tecnologia. A financeirização ampla da economia tem produzido uma concentração de poder em todos os campos do comércio e da indústria. É só conferir como as grandes redes farmacêuticos criaram um duopólio que está liquidando o que resta de farmácias independentes. O segundo é o da eliminação do emprego.
Vermelho – O terceiro ano de negociações coletivas sob o governo Lula foi marcado por avanços salariais importantes para os trabalhadores brasileiros. É o que apontam dados divulgados pelo Dieese. De acordo com a entidade, houve reajuste real (acima da inflação) em 77,7% das negociações fechadas em 2025. Em 14,1% das campanhas salariais, os aumentos foram iguais à inflação, enquanto apenas 8,2% tiveram ajustes inferiores à alta geral de preços. Nas negociações registradas no sistema Mediador, do Ministério do Trabalho e Emprego, o indicador oficial da inflação é o INPC do IBGE.
Hora do Povo – O ex-presidente da Americanas Miguel Gutierrez foi acusado formalmente pela Comissão Valores Mobiliários por fraude contábil e rombo bilionário no processo administrativo que apura a execução do crime e aponta o executivo como o principal mentor do esquema, que funcionou por anos a fio dentro da empresa. Gutierrez responde por ocultação de informações relevantes e por divulgar balanços falsos inclusive sem óbices de auditorias. Trinta e uma pessoas estão arroladas na acusação, incluindo os ex-diretores estatutários.
Hora do Povo – A pesquisa do Instituto Kiel para a Economia Mundial(Alemanha) demonstra que quem está arcando com as consequências pela política tarifária desastrosa de Trump são as empresas e os consumidores americanos. De acordo com a pesquisa, os exportadores estrangeiros arcaram com 4% dos 200 bilhões de dólares em pagamento das tarifas de Trump. Os restantes 96% foram impostos pagos pelas importadoras e consumidores americanos.




Um comentário em “Manchetes do dia – 26.1.2026”