OEA recebe denúncia da chacina policial na Baixada Santista

Com informações do Jornal GGN

Petição de 252 páginas aponta execuções, tortura e falhas em investigações nas operações Escudo e Verão, entre 2023 e 2024

A Defensoria Pública de São Paulo e a organização Conectas Direitos Humanos formalizaram uma denúncia contra o Estado brasileiro perante a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da  Organização dos Estados Americanos (OEA). O documento de 252 páginas acusa o país de graves violações durante as operações Escudo e Verão, realizadas na Baixada Santista entre julho de 2023 e maio de 2024. As ações, que resultaram em 84 mortes, são classificadas pelas entidades como “operações vingança“.

A petição detalha um cenário de execuções sumárias, tortura, racismo institucional e uso desproporcional da força. Segundo os órgãos denunciantes, o Estado falhou no dever de proteger a vida e de investigar com isenção os óbitos ocorridos em supostos confrontos com a Polícia Militar.

Veja os detalhes da petição na matéria seguinte:

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “OEA recebe denúncia da chacina policial na Baixada Santista

  1. Ha que se perguntar: Como o eleitores paulistas votaram nesse governador que talvez não soubesse onde fica o Palácio dos Bandeirantes. E eu sou paulista mas tenho consciência e nao votei nesse sujeito.

    Curtir

Deixe um comentário