Manchetes do dia – 22.1.2026

Hora do Povo – O Boletim Focus reduziu a projeção de inflação, de 4,05% para 4,02% este ano. Quanto aos juros, continuam nas alturas, com as taxas reais subindo. O IPCA encerrou o ano de 2025 em 4,26%. Com a taxa básica de juros da economia, que está fixada hoje em 15% ao ano, o juro real está acima de 10%. Uma taxa incompatível com a atividade produtiva de qualquer país. Dependendo da decisão que o Banco Central irá tomar os juros vão permanecer sufocando a economia brasileira, travando os investimentos, a geração de empregos e o consumo.

Vermelho – O custo dos alimentos essenciais registrou queda em todas as 27 capitais brasileiras ao longo do segundo semestre do ano passado. Pesquisa divulgada nesta terça-feira (20) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) registra baixa dos preços em todo o país, com variações entre -1,56% e -9,08%. A capital de Roraima, Boa Vista, liderou o ranking nacional de redução. Já Belo Horizonte teve queda mais discreta.

Hora do Povo – O presidente responsabilizou diretamente o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro pela rápida expansão das plataformas de apostas on-line no Brasil, conhecidas como bets. A ausência de regulação efetiva durante o governo Bolsonaro contribuiu para esse cenário. Governo tenta endurecer regras diante de impactos sociais e econômicos. Lula afirmou que a falta de regulação e fiscalização durante a gestão anterior teve efeitos nocivos sobretudo sobre famílias de baixa renda e jovens.

Jornal GGN –  Paulo Kliass: As primeiras rodadas de negociação do Acordo Comercial entre a União Europeia e o Mercosul começaram a ser realizadas há mais de 30 anos, em 1995. Naquele momento, George Bush lançava a proposta de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). A estratégia estadunidense não prosperou e foi sendo paulatinamente abandonada, inclusive por pressão de governos da região, dentre eles o Brasil.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 22.1.2026

Deixe um comentário