Manchetes do dia – 12.1.2026

Hora do Povo – A PF identificou indícios de que o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, teria ordenado ataques sistemáticos ao BC com o objetivo de descredibilizar a autoridade monetária e pressionar decisões regulatórias. Segundo a PF, o material analisado aponta para a existência de estratégia coordenada de ataques institucionais, que incluiriam a disseminação de críticas públicas, narrativas de perseguição e tentativas de constranger dirigentes do BC.

Hora do Povo –  Ato em memória dos 50 anos do assassinato de Manoel Fiel Filho terá lançamento do livro “Carrascos da Ditadura”, do jornalista Jorge Oliveira, diretor do documentário Perdão, Mister Fiel, que será exibido na ocasião. A atividade acontece às 18h, na Rua do Carmo, 171, no centro de São Paulo, antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos, hoje do Sindicato dos Aposentados da Força Sindical. Durante o evento, serão entregues exemplares da Medalha Manoel Fiel Filho a militantes do movimento operário.

Vermelho – O Brasil encerrou 2025 com dois dados positivos para o meio ambiente. Pelo terceiro ano seguido, a Amazônia teve redução no desmatamento, de 8,7%. Já o Cerrado teve uma diminuição ainda maior, de 9,2%, pelo segundo ano consecutivo. A série aponta para uma tendência de redução contínua. As quedas, conforme assinalou o Ministério do Meio Ambiente (MMA), resultam da intensificação das ações de fiscalização e controle.

Hora do Povo –  O declínio econômico dos EUA é muito profundo. Está muito difícil recuperar-se da destruição de sua economia. O país virou um grande cassino povoado de parasitas. Não produz mais nada. A única coisa que lhes resta é o uso das armas contra seus concorrentes. Derrotados na estratégia de dominar o mundo através da supremacia do dólar e da expansão da OTAN, os parasitas lançaram mão do fascismo trumpiano.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário