Hora do Povo – O “carro voador” conta com oito hélices divididas entre as duas asas, além de um rotor na cauda, e é pensado para viagens urbanas, tendo autonomia para viagens de 100 quilômetros e capacidade para quatro passageiros e um piloto. A fabricação está ocorrendo em uma fábrica em Taubaté (SP), tendo como previsão o início das operações e entrega para clientes em 2027. O protótipo “é um marco histórico para nossos funcionários, clientes, investidores e todo o ecossistema”.
Pensamento Verde – A tecnologia tem alcançado essa área do mercado, levando cientistas e pesquisadores a encontrarem alternativas menos prejudiciais e mais sustentáveis que podem ser aplicadas nos veículos; uma delas é o motor a ar comprimido. Esse tipo de motor funciona a partir da energia interna de um gás, que é comprimido a uma determinada pressão e depois inserido em cilindros de compressão de ar, gerando uma reação que move o pistão.
BBC – O observatório Vera C. Rubin, que possui a câmera digital mais potente do mundo, promete transformar nossa compreensão do Universo. Se existir um nono planeta no nosso Sistema Solar, os cientistas dizem que este telescópio vai encontrá-lo em seu primeiro ano. Ele deve detectar asteroides a uma distância impressionante da Terra, e mapear a Via Láctea. Também vai responder a perguntas cruciais sobre a matéria escura, a substância que compõe a maior parte do nosso Universo.
Galileu – Será que os suínos resolverão a crise da falta de órgãos para os transplantes em humanos? A pergunta, que foi o título de um artigo científico publicado em novembro de 2022 na revista Nature, está cada dia mais perto de se tornar realidade por meio do xenotransplante, que nada mais é do que a realização de transplantes de órgãos entre espécies diferentes – no caso, entre suínos e humanos.



