Manchetes do dia – 24.12.2025

Vermelho – O mercado de trabalho brasileiro vive um ciclo de recuperação desde o início do governo Lula, com a criação de quase 5 milhões de empregos formais entre janeiro de 2023 e setembro de 2025, segundo dados do Novo Caged. Após anos de retração, a taxa de sindicalização voltou a subir, passando de 8,4% para 8,9% no último trimestre, o que representa cerca de 840 mil novos trabalhadores sindicalizados.

Jornal GGN –  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atua para recompor as pontes com o Congresso após um período de desgaste na relação com as cúpulas do Legislativo. Mesmo diante das fissuras e embates, o governo precisará do diálogo para enfrentar o ano-chave eleitoral. A intenção foi sinalizada pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso Nacional, ao relatar os bastidores das tensões envolvendo o Palácio do Planalto, o Senado e a Câmara dos Deputados..

Hora do Povo – Um diretor da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) indicado pelo governador Cláudio Castro atuou para rebaixar as exigências para aplicações financeiras da estatal e colocou R$ 200 milhões no Banco Master. O Banco Master foi liquidado por conta de fraudes que somam R$ 12 bilhões. O dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, foi preso. Logo depois foi solto pela Justiça, mas aguarda recurso do Ministério Público para rever a decisão de soltura.

Jornal GGN – O exército israelense bombardeou uma escola que estava sendo utilizada como abrigo no bairro de Al-Tuffah, na zona leste da Cidade de Gaza, onde famílias palestinas deslocadas estavam reunidas para um casamento, executando ao menos seis pessoas, incluindo um bebê de cinco meses. O serviço de emergência civil palestino informou que dezenas ficaram feridos sob tiros de tanque. Fontes locais disseram que o exército de Netanyahu impediu a chegada ao local de ambulâncias e equipes da defesa civil por mais de duas horas.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 24.12.2025

Deixe um comentário