Stálin, por Joseph Davies

Joseph E. Davies foi embaixador dos Estados Unidos na União Soviética entre 1936 e 1938, durante o governo de Franklin D. Roosevelt, publicou suas impressões no livro Mission to Moscow (1941), que buscava explicar e justificar a política soviética para o público americano.

Em 1942, o biógrafo alemão Emil Ludwig registrou as impressões do estadunidense sobre o líder soviético, assim resumidas pelo Copilot (íntegra de Como eu vi Stálin na Hora do Povo):

  • Serenidade e afabilidade: Davies ficou impressionado com a calma e simpatia de Stálin em encontros pessoais;
  • Dignidade nacional: Ele enfatizou o forte senso de patriotismo e a postura de estadista;
  • Energia e força interior: Davies descreveu Stálin como alguém que transmitia a ideia de possuir uma enorme reserva de energia e determinação;
  • Figura respeitável: O embaixador via Stálin como um líder que inspirava confiança e respeito, em contraste com a imagem negativa que circulava no Ocidente.

Do livro de Davies, fundamental para a construção da Aliança que derrotou o nazifascismo na segunda guerra mundial, a inteligência artificial selecionou e traduziu quatro expressões sobre Stálin:

“Sr. Stálin, acredito que a história o registrará como um grande construtor para o benefício da humanidade.”

“Ele é um homem de grande reserva de força e dignidade, que comanda respeito não apenas em seu próprio país, mas em todo o mundo.”

“Em meus encontros com ele, o encontrei calmo, cortês e possuidor de uma dignidade silenciosa que me impressionou profundamente.”

“Sua energia e determinação são evidentes em cada ação, refletindo um líder totalmente comprometido com o progresso de sua nação.”

Franklin D. Roosevelt tinha uma opinião positiva sobre o advogado Joseph E. Davies. Ele o considerava um diplomata confiável e um aliado valioso na construção da relação diplomática com Stálin e a URSS.

Muito do Davies observou em sua estada no país de Stálin e as próprias vitória soviética e conquista do espaço, devem-se às decisões tomadas pelos comunistas bolcheviques no Congresso da Industrialização, realizado há cem anos.

Duas resenhas da obra de Stálin indicadas para leitura completmentar: Estratégia e Tática do Movimento Social e Problemas Econômicos do Socialismo na URSS.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Stálin, por Joseph Davies

Deixe um comentário