Hora do Povo – O BC, presidido por Gabriel Galípolo, comemora que a economia está em desaceleração “conforme esperado”, mas reclama da inflação, que está sob controle, e do mercado de trabalho que “mostra resiliência”. Por isso, dá-lhes juros e mais juros, os maiores do mundo para conter os investimentos, a geração de emprego e o consumo das famílias. A taxa de desemprego recuou para 5,4%. Porém, o baixo nível da chamada “taxa de desocupação” se dá com a precarização dos empregos no país.
Vermelho – A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei complementar (PLP 128/2025) que reduz em 10% os benefícios fiscais em diversos setores e aumenta a tributação sobre bets, fintechs e os juros sobre capital próprio (JCP). Com essa arrecadação, o governo conseguirá equilibrar o orçamento para o próximo ano. Da mesma maneira, o governo atuava para aumentar a contribuição de bets, fintechs e os juros sobre capital próprio (JCP), que agora podem ter uma participação mais justa frente aos lucros que remetem e o que pagam de tributos.
Hora do Povo – Garotinho prestou depoimento à CPI do Crime Organizado no Senado e contou que Rodrigo Bacellar (União) montou um esquema criminoso dentro da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). “O que existe hoje no Rio de Janeiro é uma relação criminosa que seria comandada pelo governador Cláudio Castro. A captura do dinheiro acontece dentro das secretarias”, disse. Cláudio Castro e Rodrigo Bacellar “montaram duas organizações criminosas. Uma na Assembleia Legislativa e outra no governo”, resumiu.
Vermelho – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou como “absolutamente irracional e grotesca” a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor um bloqueio “total e completo” a todos os navios petroleiros que entram e saem do país. Para o governo bolivariano, trata-se de um ato de guerra econômica e de pirataria naval, que viola o direito internacional, a Carta da ONU e os princípios da livre navegação e do livre comércio.





Um comentário em “Manchetes do dia – 18.12.2025”