Manchetes do dia – 12.12.2025

Apito Carioca– A seção regional de Porto Alegre do Sinal diz ser desejável que os novos diretores não tenham “histórico de defesa do rentismo, nem estejam vinculados aos interesses do mercado financeiro, ou seja, a nova composição deve incluir representantes das forças produtivas”, afirma Fernanda Nedwed Machado, presidente do SINAL RS. Conforme a dirigente, é primordial que a Diretoria Colegiada também contenha, necessariamente, servidores de carreira que trazem consigo a experiência e a memória da autarquia.

Apito Carioca – O grau de independência de um banco central é, acima de tudo, uma escolha política com impactos distributivos. As evidências empíricas indicam que a independência tende a orientar governos para configurações de políticas que, ainda que não tenham a desigualdade como objetivo, acabam por ampliá-la como efeito colateral, ao alterar os incentivos para a adoção de medidas compensatórias. Diferentes contextos produtivos, fiscais, laborais e institucionais podem dar forma distinta aos mecanismos por meio dos quais se relaciona com a desigualdade social.

Hora do Povo – “É um sinal positivo para o Banco Central, pois mostra que a subida dos juros vem desaquecendo a economia, inclusive naquelas atividades menos sensíveis a crédito e juros”, criticou o IEDI, “não fosse o aumento do consumo do governo (+1,3%), este movimento se revelaria ainda mais claramente nos resultados do PIB”.  “A perda de dinamismo veio do consumo das famílias, que após crescer +0,6% nos dois primeiros trimestres do ano, ficou praticamente estável agora em jul-set/25, ao registrar somente +0,1%”.  

Brasil 247 – Nas conversas internas, assessores informam que Lula trabalha em duas frentes: tentar evitar o ataque e, caso ele ocorra, atuar para impedir uma escalada que desestabilize toda a região. O presidente considera que o Brasil ainda pode ajudar a construir um entendimento entre Caracas e Washington, apesar do endurecimento das ações dos EUA. É a prioridade diplomática nº 1 do Brasil.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 12.12.2025

Deixe um comentário