Hora do Povo – As vendas de máquinas e equipamentos caíram 3,4% na comparação com outubro do ano passado, segundo a Abimaq, alcançando R$ 26,2 bilhões. O resultado reverteu sinais de recuperação verificado no mês anterior, e a indústria voltou a mostrar desaceleração no seu desempenho. Na comparação com o mês de setembro houve recuo de 3,3%.“O mercado interno continua sendo o principal suporte da atividade, mas perdeu ritmo em relação ao observado no primeiro semestre, reflexo da política monetária contracionista”.
Hora do Povo – No terceiro trimestre de 2025, o consumo das famílias variou 0,1%, após as altas de 0,6% registradas tanto no primeiro quanto no segundo trimestre deste ano. Frente ao terceiro trimestre de 2024, o consumo das famílias registra alta de 0,4%, mostrando desaceleração com o resultado do segundo trimestre (1,8%), na mesma base comparativa. O consumo das famílias vem sendo fortemente prejudicado pela Selic do Banco Central, fixada há seis meses em 15% ao ano
Economistas pela Democracia – Ao reconstruir a trajetória da renda, da pobreza e da desigualdade desde 1995, encadeando dados da antiga PNAD e da PNADC, os autores mostram que o Brasil avançou muito no período analisado: a renda média cresceu cerca de 70%, a desigualdade medida pelo coeficiente de Gini caiu quase 18 pontos e a taxa de extrema pobreza despencou de cerca de 25% para menos de 5%.
Vermelho – “Como neutralizar os Brics e preservar a dominância Global do Dólar” é o título de um memorando de política do Hudson Institute – think tank vinculado ao Partido Republicano (EUA) – datado de outubro de 2025. Nele, a autora Zineb Riboua, pesquisadora associada do Centro para a Paz e Segurança no Oriente Médio, examina o papel do Brics, concluindo que o grupo representa um desafio crescente à predominância financeira dos EUA.




Um comentário em “Manchetes do dia – 8.12.2025”