EUA: a calmaria que precede a crise financeira

Eleutério Prado traduziu ao português, em seu Economia e Complexidade, o artigo do professor de Economia na Brown University e ex-consultor sênior de políticas do Fundo Monetário Internacional Şebnem Kalemli-Özcan.

É conhecido o caráter cíclico das crises do desenvolvimento capitalista, em que períodos de expansão da produção são necessariamente seguidos por outros de contração da atividade econômica. Sobre o momento atual nos EUA, o economista apresenta a seguinte quadro:

Enquanto muitos americanos e aliados dos EUA recuam diante da acelerada mudança de regime sob o presidente Donald Trump, os mercados financeiros permanecem curiosamente calmos.

A partir das razões elencadas no artigo abaixo, ele se mostra temeroso com o que está por vir:

Os participantes do mercado financeiro se orgulham de se voltarem para o futuro. No entanto, hoje, à medida que as fundações institucionais dos Estados Unidos oscilam e o governo segue uma política ruim após a outra, os investidores em títulos parecem perigosamente míopes. Eles preferem ignorar o risco porque a complacência compensa. E continuará a pagar um prêmio até que deixe de fazê-lo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “EUA: a calmaria que precede a crise financeira

Deixe um comentário