Sputnik – As terras raras se tornaram discussão central nas relações internacionais. As grandes potências globais buscam acesso a áreas que guardam minerais essenciais para a produção de itens de alta tecnologia, presentes desde computadores domésticos até caças ultramodernos. Mesmo com mais de 70% do solo sem conhecimento preciso, o Brasil possui a terceira maior reserva de terras raras do mundo, ficando atrás apenas de China e Vietnã, segundo o Serviço Geológico dos EUA.
Hora do Povo – A ação propagada pelo governador Claudio Castro (PL) como uma “guerra” contra uma suposta expansão do Comando Vermelho resultou em um verdadeiro banho de sangue com ao menos 64 mortos e o sentimento de medo e de impotência tomando conta do Rio de Janeiro. Número de vítimas da megaoperação deve ultrapassar 130; familiares e moradores do Complexo da Penha enfileiraram os mortos que não constam na contagem oficial.
Hora do Povo – De acordo com o presidente do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras típicas de Estado), Rudinei Marques, “o texto publicado deixou claro o que pretende fazer: propõe a criação de novos tipos de contrato de trabalho, ataques à estabilidade, a centralização de poder na União, que desfigura o pacto federativo e a independência dos poderes, o fim da paridade entre ativos e aposentados, com a criação de prêmios extensivos apenas a servidores ativos”, entre outras aberrações.
Hora do Povo – O governo fascista de Netanyahu, após violar 125 vezes o acordo de cessar-fogo assinado com o Hamas decidiu ordenar ataques “poderosos e imediatos” a Gaza, estendendo o morticínio. Desde que Israel e o grupo da Resistência Palestina se reuniram em Sharm el-Sheikh, no Egito, assinando a trégua no começo de outubro, já somam cerca de 94 civis palestinos assassinados e 344 feridos. O número tende a crescer, caso o governo de extrema direita não seja obrigado a cumprir o acordado, avalia a relatora especial das Nações Unidas.




Um comentário em “Manchetes do dia – 30.10.2025”