Hora do Povo – “É uma conquista da sociedade brasileira”. “A conclusão desse processo, com a efetiva emissão da licença, é uma conquista da sociedade brasileira e revela o compromisso das instituições nacionais com o diálogo e com a viabilização de projetos que possam representar o desenvolvimento do país. Foram quase cinco anos de jornada, nos quais a Petrobras teve como interlocutores governos e órgãos ambientais municipais, estaduais e federais”, manifestou a presidente da Petrobrás, Magda Chambriard.
Vermelho – Na Conferência passada, o valor de US$ 1,3 trilhão já era cobrado por ambientalistas, que se frustraram com o montante acordado de US$ 300 bilhões, destinados aos países pobres para lidarem com as mudanças climáticas. A COP 30, em novembro em Belém (PA), é o momento decisivo em que se espera que decisões contundentes sejam tomadas. Ao trazer a Conferência mundial sobre o clima para o Brasil e levá-la para a Amazônia, o presidente Lula atrai a atenção mundial para a necessidade de manter as florestas em pé.
Outras Mídias – A financeirização, entendida como a crescente dominância de agentes, mercados, práticas e narrativas financeiras sobre a economia e a sociedade, tem sido um fenômeno mais evidente na contemporaneidade, embora possua raízes históricas profundas. Trata-se de parte dos ciclos de longa duração do capitalismo que alterna fases de expansão e contração material valorizativa do capital pela produção de mercadorias com a amplificação financeira parasitária dominada pelas finanças em acumulação rentista.
Outras Palavras– O 0,1% que governa o Ocidente já não crê em saídas para a crise que criou. Busca escapes para si – ilhas sem lei, exércitos privados, terapias mágicas e realidade virtual. E esta deserção abre uma trilha: ela exige reinventar a política e a esperança.




3 comentários em “Manchetes do dia – 22.10.2025”