Manchetes do dia – 20.10.2025

Hora do Povo – Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira: “Trabalharemos para normalizar e abrir novos caminhos para as relações bilaterais”, informou Vieira. Ele acrescentou que os dois governos estão com “muita disposição de trabalhar em conjunto”. “Reiterei a posição brasileira transmitida diretamente pelo presidente Lula ao presidente Trump na semana passada sobre a necessidade de reversão das medidas adotadas pelo governo norte-americano, o que vai demandar um processo de negociação a ser iniciado nos próximos dias”, continuou.

Jornal GGN – O general Hamilton Mourão assumiu como gerente de um projeto militar que, segundo um dos oficiais envolvidos, resultou em um prejuízo de mais de R$ 100 milhões aos cofres públicos e numa sucessão de irregularidades encobertas dentro do Exército. O que começou como um projeto para modernizar o treinamento militar com simuladores de artilharia, o projeto Simaf, se transformou em um caso de desvio estratégico e moral.

Vermelho – A força da diversidade marca o congresso, e a voz dos povos originários ecoa com autoridade. Kahu Pataxó, 35 anos, delegado do PCdoB da Bahia, traz a luta do território para o centro do debate político. “Estar aqui não é sobre integração, é sobre afirmação. Nossa luta pela demarcação das terras é a mesma luta anticapitalista do PCdoB. O agronegócio que envenena nossa terra e nosso povo é o mesmo que precariza o trabalho nas cidades”, analisa.

Hora do Povo – Como assinalou a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), a principal entidade norte-americana pelos direitos democráticos, a manifestação é para transmitir que “somos um país de iguais”, “somos um país de leis que se aplicam a todos, de devido processo legal e de democracia. Não seremos silenciados”. As maiores concentrações ocorreram na Times Square, em Nova York, no Boston Commons, em Boston, no Grant Park em Chicago e na capital Washington, em meio à paralisação parcial do governo, que já dura três semanas porque Trump insiste em manter o corte das verbas da Saúde que deixará 14 milhões sem plano de saúde.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 20.10.2025

Deixe um comentário