Manchetes do dia – 18.10.2025

Hora do Povo – No 16º Congresso do PCdoB, o presidente fez uma observação crítica ao campo progressista: “Muitas vezes a gente joga a culpa nos outros, mas não pensa se errou, o que deixou de fazer ou de dizer”. E destacou a importância do papel do PCdoB, como partido combativo, nas eleições de 2026 para reafirmar a democracia contra o fascismo. Também questionou como foi possível figuras de extrema direita alcançarem poder em democracias recentes. “Como é que se explica uma figura politicamente grotesca como Bolsonaro virar presidente da República?”.

Hora do Povo – O economista Paul Romer, vencedor do Nobel de Economia em 2018, afirmou que as plataformas digitais lucram com “um modelo baseado em vigilância e manipulação da informação” e que o Brasil “não tem que ser servo desses senhores feudais da tecnologia dos Estados Unidos”. “Não deixem que as gigantes da tecnologia destruam seus sistemas político e econômico”, alertou o economista. “Há oportunidades para construir uma regulação moderna, transparente e inclusiva. O Brasil pode defender seu sistema político e econômico se agir agora”, continuou.

Vermelho –  Entre as 11 iniciativas do MCTI que serão apresentadas na conferência, a ministra citou o Museu das Amazônias, o AmazonFACE, a Casa da Ciência e o novo supercomputador do Inpe, que já posiciona o Brasil entre os líderes globais na produção de conhecimento sobre o clima. O equipamento realiza oito quadrilhões de operações por segundo, o que garante previsões climáticas dez vezes mais rápidas e precisas. Além da potência, o supercomputador é sustentável e funciona com energia solar, refrigeração líquida e inteligência artificial.

Hora do Povo – Walter Sorrentino: o que mais impressiona são as conquistas sociais visíveis em todos os terrenos — saúde, educação e moradia gratuitas; mobilidade urbana com modernos ônibus elétricos; estímulo público à cultura e às artes, onde ninguém paga impostos; e extrema atenção às crianças. Lá não se veem mendigos, moradores de rua, crianças abandonadas, maltrapilhos ou favelas. A indústria é a maior força econômica, seguida pelos serviços e pela agricultura. A única limitação que sentimos foi o acesso à internet, ainda restrito — ao menos para estrangeiros.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 18.10.2025

Deixe um comentário