Hora do Povo – Ricardo Alban, presidente da CNI: as expectativas de inflação vêm caindo e já estão dentro do intervalo da meta. Por que isso só é considerado quando se trata de elevar a Selic, mas nunca quando se discute reduzi-la? Os juros praticados no Brasil são uma barreira intransponível ao desenvolvimento. A taxa atual asfixia as empresas, empobrece as famílias, compromete empregos e perpetua a desigualdade. Tudo isso em nome do rentismo. Afinal, nada mudou com a nova direção do Banco Central.
Hora do Povo – A PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifestou contra a possibilidade de deputados exercerem mandato exclusivamente on-line, sem justificativas excepcionais. O documento foi elaborado no processo do ex-deputado Chiquinho Brazão (ex-União-RJ), acusado de ser mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol); e pode ter efeitos diretos sobre o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos desde março de 2025 e tenta manter o mandato de forma remota.
Vermelho – As duas pautas têm apoio maciço dos brasileiros. Em dezembro de 2024 – quando a proposta de proibir a escala 6×1 ganhou visibilidade nacional –, 64% dos brasileiros já eram favoráveis à mudança, conforme pesquisa Datafolha. Por ora, os holofotes continuarão sobre a isenção no Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. É o tempo de o projeto ser votado no Senado, voltar para a Câmara (em caso de alteração no texto pelos senadores) e ser sancionado pelo presidente Lula.
Vermelho – Menos de 24 horas após anunciar seu gabinete, o primeiro-ministro francês Sébastien Lecornu apresentou sua renúncia ao presidente Emmanuel Macron, aprofundando a crise política que se arrasta desde o início do segundo mandato do chefe de Estado. O governo, formado no domingo, não chegou a realizar a primeira reunião ministerial, e sua dissolução deixou Macron sem maioria e sem rumo político.





Um comentário em “Manchetes do dia – 8.10.2025”