Manchetes do dia – 23.9.2025

Apito Brasil – O Banco Central do Brasil (BC) atravessa um momento decisivo. No centro dessa discussão está a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 65/2023, que pretende transformar o BC em pessoa jurídica de direito privado, extrapolando os limites do necessário e trazendo riscos significativos. Tal alteração, ao retirar o BC da esfera do direito público, que protege a autoridade monetária de pressões externas, introduziria insegurança jurídica e fragilizaria o regime jurídico dos servidores, comprometendo sua natureza pública.

Vermelho – De acordo com o IBGE, que tomou como base a PNAD Contínua, são 34 mil jovens a mais nessa condição na comparação com 2023, uma variação de 2,1%. Apesar desse aumento, entre 2016 e 2024 houve queda de 21,4%. O percentual de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil chegou a 4,3% em 2024, uma oscilação de 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior (4,2%). Mais da metade das crianças e adolescentes de 5 a 17 anos (54,1%) realizavam afazeres domésticos ou tarefas de cuidados de pessoas.

Hora do Povo – A ampliação de 8 para 10 horas no tempo de baixa pressão no abastecimento, que agora será das 19h às 5h, vai aumentar ainda mais o impacto que já vinha causando no dia a dia dos moradores da periferia, quando foi aplicado desde o fim de agosto das 21h às 5h, já que a maioria dessa população, por disporem de caixas d´água menores, acabam ficando sem reserva e, literalmente, têm que conviver com torneiras vazias durante a noite.

Jornal GGN – A ascensão de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos não pode ser explicada apenas por variáveis econômicas superficiais, como o aumento da inflação. O fenômeno Trump é resultado de uma reação cultural e estrutural à degradação das condições de vida da classe média americana. Este artigo parte dessa análise para explorar o paradoxo da democracia contemporânea, marcada pela concentração de renda, polarização ideológica e manipulação das pautas sociais por um poder econômico invisível — o chamado Partido dos Bilionários.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 23.9.2025

Deixe um comentário