Manchetes do dia – 8.9.2025

Hora do Povo –  O mundo assiste atentamente a um dos mais importantes julgamentos políticos de todos os tempos. De um lado o Brasil inteiro defende a democracia e o avanço social e, de outro, um grupo criminoso, fascista, corrupto e profundamente antinacional, chefiado por Jair Bolsonaro e sua família, pretendiam – e ainda intentam – implantar uma ditadura pró-Trump no país. Ao perder as eleições de 2022, o então ocupante do Planalto tentou subverter a vontade popular manifesta na urnas para permanecer no poder.

Vermelho – Anistiar os golpistas, longe de contribuir com a pacificação do país, como propagandeiam os arautos do golpismo, seria, muito ao contrário, incentivar com a impunidade novas tentativas de golpe de Estado. Além do que, se estaria empurrando o país para uma crise institucional. Os atos de 7 de setembro devem ser a largada para novas mobilizações, posto que o acirramento da luta de classes e os confrontos tendem a se elevar na semana final do julgamento e após o anúncio das sentenças.

Hora do Povo – O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou que o resultado do PIB do segundo trimestre deste ano “demonstra, claramente, a necessidade de iniciarmos um ciclo de queda na taxa de juros (Selic). Esta é, hoje, a maior trava ao desenvolvimento econômico, à criação e manutenção de emprego e ao aumento da renda da população”. “O atual patamar da taxa básica de juros, em 15%, é insustentável para quem produz”, criticou.

Vermelho – O encontro é organizado pelo Partido Comunista Português desde 1976 e, neste ano, deu as boas-vindas ao público com um concerto da Orquestra Sinfonietta de Lisboa carregado de simbolismos para celebrar os 80 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, quando se deu a vitória sobre o nazifascismo e foi reafirmado o valor da paz mundial. Esta edição do concerto de abertura do Palco 25 de abril presta também uma homenagem ao povo palestino.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 8.9.2025

Deixe um comentário