Economistas pela Democracia – Sob Bolsonaro, o país se tornou laboratório de um negacionismo oficializado: atrasou-se a compra de vacinas eficazes, promoveu-se um “kit Covid” sem qualquer comprovação científica e transformou-se a saúde pública em campo de batalha ideológica. Enquanto médicos, pesquisadores e organismos internacionais alertavam que a cloroquina e a ivermectina eram ineficazes, o governo brasileiro gastava milhões de reais em remédios inúteis e procrastinava a chegada ao Brasil de vacinas.
Hora do Povo – O setor de planos de saúde registrou lucro líquido de R$ 12,9 bilhões no 1º semestre de 2025. Dessa forma, a maioria dos beneficiários de planos de saúde enfrenta reajustes de dois dígitos, considerados abusivos por especialistas e entidades de defesa do consumidor, ultrapassando em muito o limite de aumento fixado pela ANS dos planos individuais e familiares, em 6,06% em 2025. Já os reajustes dos planos de saúde coletivos superam, em média, três vezes o índice autorizado.
Hora do Povo – “O desempenho reflete os efeitos da taxa de juros, que estão no maior patamar em quase 20 anos e impactam diretamente um setor altamente dependente de crédito. O PIB da construção também abrange pequenas obras e reformas realizadas pelas famílias, que igualmente sentem os efeitos dos juros elevados”, afirmou Ieda Vasconcelos, economista-chefe da CBIC. O PIB do Brasil registrou alta de 0,4% no 2º trimestre, “o que correspondeu a uma forte desaceleração em relação ao resultado alcançado nos primeiros três meses do ano (1,3%)”.
Vermelho – Foram 39 projetos executados, o maior número registrado desde 2010, com destaque para os setores de energia, petróleo e indústria automotiva. O estudo do CEBC mostra que o Brasil foi a economia emergente que mais atraiu investimentos chineses no último ano, consolidando-se como destino preferencial fora da Europa. Esse avanço contrasta com a retração nos Estados Unidos, onde os aportes da China caíram para apenas US$ 2,2 bilhões em 2024, valor inferior ao aplicado no Brasil.




Um comentário em “Manchetes do dia – 6.9.2025”