Manchetes do dia – 13.8.2025

Hora do Povo – Segundo lideranças do PL, a vontade do partido é fazer avançar ao menos 3 pautas da impunidade: anistia a investigados pela tentativa de golpe de Estado, o que poderia incluir e beneficiar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); fim do foro privilegiado, que retira prerrogativa de autoridades serem julgadas diretamente pelo STF; e PEC das prerrogativas, que exigiria aval do Congresso para abertura de ações penais contra parlamentares e limitaria prisões em casos de flagrante ou crimes inafiançáveis.

Jornal GGN – O pacote de contingência pretende contemplar linhas de crédito emergenciais para os setores mais impactados, além da expansão das compras governamentais para absorver o estoque de mercadorias que deixarão de ser exportadas aos EUA. Também está prevista a possibilidade de adiar o recolhimento de tributos federais por até dois meses, medida já aplicada durante a pandemia. Segundo Alckmin, a estratégia será “bem ampla para preservar empregos, e as empresas poderem retomar e fortalecer sua atividade econômica”.

Vermelho – O futuro do comércio mundial tem apontado para uma mudança no modo como os negócios são fechados. A cada ano que passa, o dólar é mais contestado enquanto moeda hegemônica para transações, ainda por cima quando fica vantajoso utilizar a moeda local. Um empresário brasileiro, Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans, deu um importante passo nesse sentido e substituiu o pagamento em dólar para seus fornecedores chineses pela moeda local, o renminbi.

Hora do Povo – O senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, não resistiu aos dois disparos recebidos na cabeça durante a campanha eleitoral em Bogotá e faleceu nesta segunda-feira (11), após mais de dois meses hospitalizado. No dia do atentado, um adolescente de 15 anos foi preso e governo de Gustavo Petro ofereceu US$ 730 mil por informações que levem aos mandantes intelectuais do crime. “Este ataque tem um impacto na estabilidade do nosso país”, apontou o ministro da Justiça.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 13.8.2025

Deixe um comentário