Manchetes do dia – 30.7.2025

Vermelho – O resultado reflete a média trienal 2022/2023/2024, que colocou o país abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente. Considerada uma conquista histórica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu a promessa de campanha em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil.

Vermelho – Vestindo a patética fantasia do mandatário bufão de um império em decadência, Donald Trump avisa que não pretende ampliar o prazo, estipulado em 1º de agosto, para a entrada em vigor da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. Trump age para subjugar países, manipular vidas e afrontar soberanias, passando por cima de tratados e organismos internacionais, tal qual certamente devia estar acostumado a fazer com seus subordinados e concorrentes do mundo corporativo.

Jornal GGN – O jornal israelense Yedioth Ahronoth publicou o manifesto de 341 acadêmicos israelenses, em que pedem o fim das atrocidades na Faixa de Gaza. Os intelectuais afirmaram que “não poderiam ficar de braços cruzados enquanto ações que levam a um desastre em escala global são realizadas em nosso nome”. A mensagem foi direcionada ao governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, além do público em geral.  “Parem a crise humanitária na Faixa de Gaza. Ajuda médica, alimentos e água devem ser liberados imediatamente, e os disparos contra civis desarmados devem cessar”, disseram.

Hora do Povo – O jornal israelense Times of Israel destaca ainda a denuncia dos rabinos, descrevendo que os judeus “enfrentam uma grave crise moral” e que “não se pode tolerar os assassinatos em massa de civis, incluindo um grande número de mulheres, crianças e idosos, nem o uso da fome como arma de guerra”. “As severas restrições impostas à ajuda humanitária em Gaza e a política de retenção de alimentos, água e suprimentos médicos de uma população civil necessitada contradizem os valores essenciais do judaísmo como o entendemos”, assinalam.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 30.7.2025

Deixe um comentário