Engenharia pela Democracia – A soberania é o poder que um povo tem sobre si mesmo. Há mais de dois séculos o Brasil se tornou uma nação independente. Neste período, temos lutado para governar nosso próprio destino. Como nação, expressamos a nossa soberania democraticamente e em conformidade com nossa Constituição.
Economistas pela Democracia – Fábio do Santos e Gustavo Pedrollo: “Após 80 anos, observamos o ressurgimento das forças antirregulatórias e antigovernamentais que perderam a batalha do New Deal. A gestão do presidente Trump afirmou a desconstrução do ‘Estado Administrativo’ como um de seus objetivos principais”. Nos EUA, estruturas burocráticas estão sujeitas a teste de estresse inédito; como preparar o Brasil para enfrentar situação similar?
Jornal GGN – Luís Nassif: fala-se na possibilidade de taxar dividendos de multinacionais, como resposta à taxação imposta por Donald Trump. A questão da remessa de lucros estava no primeiro plano da campanha aberta nos Estados Unidos contra o Brasil, no início dos anos 50. De um lado, o Brasil caminhava para a moratória, sem divisas para bancar as importações. De outro lado, havia a tentativa do governo Vargas de rever a Lei de Remessa de Lucros.
Sputnik – A guerra comercial iniciada por Donald Trump, com tarifas impostas a parceiros estratégicos, acabou provocando um movimento inesperado: o realinhamento econômico global em direção a Pequim. O afastamento dos EUA de tradicionais aliados abre espaço para a consolidação da China como o principal motor das relações comerciais no século XXI. Enquanto os Estados Unidos reforçam barreiras comerciais e endurecem as relações com antigos aliados, a China avança. O afastamento de Washington de vários países abre espaço para Pequim, inclusive junto ao Brasil.





Um comentário em “Manchetes do dia – 25.7.2025”