Manchetes do dia – 8.7.2025

Hora do Povo – Dados da Confederação Nacional da Indústria apontam que o pessimismo prevaleceu na indústria em junho deste ano, frente ao ambiente de “juros mais altos e demanda fraca”. Em junho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) Setorial, de responsabilidade da CNI, subiu em 15 segmentos e caiu em 14 dos 29 setores industriais. No entanto, “o balanço do mês de junho tem 21 setores da indústria pessimistas, sete otimistas e um neutro”, destaca Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica.

Hora do Povo – Nos últimos 30 anos, a participação da Indústria de transformação e da construção no valor adicionado ao PIB (Produto Interno Bruto) do país recuou de 16,8% para 14,4% e de 7% para 3,6%, na ordem, segundo dados do IBGE. São resultados da prevalência dos juros altos no Brasil, que ao longo destas três décadas afetou investimentos produtivos privados e saqueou recursos públicos – via os pagamentos de juros da dívida pública –, inviabilizando os avanços em investimentos em obras de infraestrutura e em tecnologia no Brasil.

Vermelho – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do anúncio de R$ 33 bilhões de investimentos da Petrobras no setor de refino e petroquímica, no Rio de Janeiro, que poderão gerar cerca de 38 mil empregos diretos e indiretos. A cerimônia ocorreu na Refinaria Duque de Caxias (Reduc). Em sua fala, Lula abordou a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, a taxação dos super-ricos e a sua relação com o Congresso. 

Jornal GGN – Luís Nassif: na reunião do Banco dos BRICS, um dos temas centrais foram as formas de fugir ao domínio do dólar. Não se falou em moeda única, mas em maneiras de reduzir a influência do dólar e proceder a uma desdolarização progressiva. Em vez de insistir numa “moeda única”, o BRICS pensa na convivência entre as diversas moedas do grupo, além da criação de instrumentos financeiros e de seguros para fortalecer os investimentos prioritários.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 8.7.2025

Deixe um comentário