Manchetes do dia – 1.7.2025

Hora do Povo – Em palestra realizada na Faculdade de Direito da USP o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, argumentou que “a desigualdade tem que ser corrigida com o ajuste fiscal”. Ele destacou que, se não for assim, “depois a desigualdade será maior”.Ou seja, na opinião do ministro, as coisas só melhoram se as contas públicas estiverem equilibradas. Mas, “historicamente, ajuste fiscal é sinônimo de supressão de direitos no Brasil“, disse ele. É verdade. O ministro Haddad tem toda razão.

Vermelho – Segundo levantamento do Monitor do Debate Político da USP e do Cebrap, apenas 12,4 mil pessoas participaram da manifestação — uma queda expressiva em relação às 44,9 mil registradas em abril e aos 185 mil de fevereiro de 2024. Em seu discurso, Bolsonaro negou ter tentado um golpe em 2022, afirmou ter feito uma “transição pacífica” e voltou a atacar o Supremo. Em tom messiânico, disse que “com 50% da Câmara e do Senado” mudaria “o destino do Brasil”, mesmo sem ser presidente.

Hora do Povo – Eduardo Bolsonaro, conhecido no Brasil como “bananinha”, não para de pressionar o governo americano para sancionar o Brasil. Ele abandonou o mandato de deputado federal por São Paulo e foi morar nos Estados Unidos para conspirar contra o que seria o seu país. Poucas vezes no Brasil houve um caso tão escandaloso de traição ao país como este. Bajulador contumaz, ele decidiu morar com a família nos EUA assim que Donald Trump venceu as eleições, segundo se diz nos meios políticos, para ficar mais perto de seu guru.

Hora do Povo – Dezenas de milhares de pessoas foram à Praça dos Reféns em Tel Aviv, Israel, para exigir o fim da guerra na Faixa de Gaza e cobrar que o governo de Netanyahu se concentre em devolver os reféns às suas famílias em vez de priorizar a continuação dos bombardeios no enclave palestino. Os protestos pelos reféns foram interrompidos durante três semanas, devido à guerra com o Irã. Os manifestantes exigem um acordo que permita a libertação dos 49 israelenses ainda detidos nos territórios palestinos desde outubro de 2023.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.7.2025

Deixe um comentário