Manchetes do dia – 21.6.2025

Hora do Povo– “O cenário atual demanda uma política macroeconômica muito mais alinhada com o desenvolvimento macroeconômico doméstico, com estímulo à produção e ao desenvolvimento. E apesar dos juros neste patamar, mesmo assim, agentes econômicos ainda acreditam que o PIB vai crescer 2,2%. Se tivéssemos uma taxa mais civilizada, inegavelmente, o crescimento brasileiro neste ano seria muito maior”, afirmou o economista-chefe da entidade, Felipe Queiroz.  “Havia espaço para estabilidade e até mesmo para queda da taxa.”

Hora do Povo – O ator nasceu em novembro de 1933 em uma família do Brás, em São Paulo, marcado à época pela presença de trabalhadores de origem italiana na capital paulista e, posteriormente, pela chegada de trabalhadores nordestinos, por volta da década de 1950. No início dos anos 1950, começou a intercalar essa atividade com o curso da Escola de Arte Dramática, hoje ligada à USP. Cuoco estreou profissionalmente no teatro em 1958, na peça “A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso”.

Sputnik– As ações israelenses na Palestina e agora no Irã desencadearam uma onda de pedidos para que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, corte as relações do Brasil com Israel. Embora tenha dado declarações incisivas sobre as operações de Israel, até o momento não há indício de que Lula pretende fechar o canal diplomático com o país. Em entrevistas recentes, o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, frisou a necessidade de uma tomada de ação contra Israel, mas descartou o rompimento.

Vermelho– Entre os principais avanços estão o adicional noturno passa a valer a partir das 19 horas e vai até as 6 horas da manhã do dia seguinte (antes, a jornada noturna começava às 21 horas); a medida tem início em seis meses após a promulgação da lei; aumento escalonado no adicional por trabalho nos domingos e feriados até alcançar 100% do salário mínimo em 2027; e são criados os cargos de “mãe comunitária (cuidadora de crianças nos lares e comunidades)” e de “barriga de aluguel”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 21.6.2025

Deixe um comentário