Leituras de domingo – 8.6.2025

Engenharia pela Democracia – O Fórum da Engenharia Nacional reúne lideranças, entidades, institutos, universidades e empresas que atuam em todos os campos da transformação inovadora do conhecimento para o bem-estar da sociedade e geração de riqueza.

Hora do Povo –  A Fundação Maurício Grabois e a Editora Anita Garibaldi promovem dia 12 às 19 horas, na Rua Rego Freitas, 192, em São Paulo, o lançamento do livro Cultura e Identidade Nacional, de Carlos Lopes, diretor de redação do Jornal Hora do Povo e vice-presidente do PCdoB. A obra reúne uma seleção de ensaios publicados originalmente na Hora do Povo, onde Carlos examina autores fundamentais da literatura nacional e sua contribuição para a construção da identidade cultural do país. O livro propõe uma reflexão sobre as obras e escritores que ajudam a consolidar a noção de nação.

Sputnik –  Cientistas conseguiram observar a coroa solar com uma clareza inédita graças ao sistema de óptica adaptativa Cona, instalado no Telescópio Solar Goode, na Califórnia. Essa tecnologia permitiu superar a distorção causada pela atmosfera terrestre, revelando detalhes impressionantes da camada externa do Sol. A coroa solar, visível apenas durante eclipses totais, sempre intrigou os cientistas por suas temperaturas extremas e fenômenos dinâmicos.

Aepet – “Trump tenta reagir ao declínio tecnológico dos EUA e percebeu que não pode abrir indefinidamente várias frentes de guerra, tanto que elegeu a China como principal inimigo. No entanto, não consegue enfrentar as forças da multipolaridade. O resultado é o isolamento crescente dos EUA, pois a política de chantagem e sanções acabou por atingir seus principais parceiros comerciais”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Deixe um comentário