Manchetes do dia – 14.5.2025

Vermelho – Uma robusta injeção de capital chinês na ordem de R$ 27 bilhões promete agitar diversos setores da economia brasileira, desde o competitivo mercado de delivery até a produção de semicondutores e a transição energética. O anúncio foi feito pelo presidente Lula durante o encerramento do Seminário Empresarial Brasil-China em Pequim, e marca um novo capítulo nas relações bilaterais entre os dois países. Estima-se que os investimentos podem gerar 150 mil empregos diretos.

Hora do Povo – “A antecipação dos efeitos da Reforma Tributária vai permitir que todo investimento no Brasil, no setor, seja desonerado, e que toda exportação de serviços a partir dos data centers também seja absolutamente desonerada”, disse Haddad em passagem no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), Haddad se reuniu com a Microsoft, Amazon, Google e NVIDIA. O ministro confirmou que o governo está próximo de editar uma medida provisória que cria a “Política Nacional de Data Centers”.

Sputnik – Entre os objetivos da medida, estão desenvolver uma tecnologia avançada de inteligência artificial em áreas como educação, saúde, inovação, meio ambiente e comércio. Também estão previstos o desenvolvimento de processadores nacionais de IA de alta capacidade e a atualização dos supercomputadores do Laboratório Nacional de Computação Científica, que deve ter um dos cinco equipamentos mais potentes do mundo. Além disso, o sistema será alimentado por energia renováveis, já que a tecnologia exige alto consumo de eletricidade.

Jornal GGN – Luís Nassif: enquanto o noticiário se perde em irrelevâncias sem fim, o futuro vai sendo construído graças ao espaço aberto por Lula. O Brasil estreita relações com a China, com o Japão, com a Rússia, com a Europa, sem se afastar dos Estados Unidos. E há, pelo menos, 4 centros no governo construindo o futuro, juntando inteligência pública e privada: Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio, Orçamento e Planejamento e Fazenda. 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 14.5.2025

Deixe um comentário