Manchetes do dia – 9.5.2025

Economistas pela Democracia – O Inesc aponta falta de verbas para o programa Pé-de-Meia, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. Ao analisar o Orçamento de 2025, o instituto constatou que o Pé-de-Meia só tem R$ 1 bilhão reservado para o pagamento de bolsas de estudo para estudantes do Ensino Médio. O próprio MEC prevê no site oficial do programa um investimento anual de R$ 12,5 bilhões em bolsas. “A regra fiscal ficou restrita a tal ponto que, para criar um novo programa, tem que cortar de algum lugar. Algum gasto terá de ser cortado se o governo quiser mesmo manter o Pé-de-Meia.”

Apito Carioca – A flexibilização das normas e regulamentos do mercado financeiro nacional, responsável pelo escândalo do Banco Master, foi uma missão efetivamente cumprida pelo ex-presidente da nossa instituição. Deixou para trás também uma “bomba-relógio” chamada PEC 65/2023, que tentaria entregar o Banco Central ao setor privado. Eis que agora o banco digital Nubank convidou o ex-presidente do Banco Central para assumir um cargo na empresa, menos de seis meses após Campos Neto deixar a autoridade monetária.

CTB – Em 1933, Maria Carolina Neiva Trigueiro, parteira da Caixa de Aposentadoria e Pensões, foi demitida depois de se atrasar para atender uma gestante. No processo, Maria alegou que se atrasou por falta de transporte e apresentou justificativas. A Junta Administrativa considerou as explicações insuficientes e declarou sua falta de responsabilidade no cumprimento de deveres. A reclamação foi julgada improcedente, porque a lei não garantia estabilidade a pessoas com menos de 10 anos de serviço.

Jornal GGN – As ações do governo Trump, nos Estados Unidos, como a imposição de tarifas horizontais contra vários países, sem critérios técnicos aparentes, causou uma reação financeira e monetária inesperada, e deu marcha à discussão sobre o colapso do sistema monetário internacional. Rogério Studart, doutor pela Universidade de Londres e ex-diretor-executivo do Brasil no Banco Mundial e no BID, apontou que a desconfiança em relação aos EUA está no ápice e que há um desejo, em vários países, de se desligar do dólar.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Manchetes do dia – 9.5.2025

Deixe um comentário