Manchetes do dia – 4.5.2025

Hora do Povo – Nascida em uma família de intérpretes magistrais, como o pai Dorival Caymmi, também um dos maiores compositores brasileiros, e os irmãos Danilo e Dori, além da mãe Stella Maris, que também era cantora, Nana se banhou nesse ambiente de enorme riqueza musical e logo mostrou seu talento. Em 1960 gravou sua primeira música, a canção de ninar “Acalanto”, composta pelo pai para ela, quando ainda era bebê.

Vermelho – Abraham Sicsú: “o cientista está comprometido com a produção de conhecimento novo, baseado em métodos rigorosos, revisão crítica por pares e liberdade intelectual. Já o consultor atua aplicando conhecimentos existentes para resolver problemas específicos e oferecer respostas práticas, muitas vezes sob a demanda de clientes com objetivos claramente definidos”.

Grabois – Ana Prestes: no 2 de maio de 1945, o Exército Vermelho anunciou a capitulação de Berlim, após a rendição das últimas unidades nazistas. Essa foi a última grande ofensiva da Segunda Guerra Mundial, coroando uma longa jornada de resistência e contraofensiva iniciada em batalhas como a de Stalingrado — onde milhões de soviéticos perderam a vida. As tropas soviéticas avançaram até chegarem ao coração do regime de Hitler: Berlim. O desfecho foi o suicídio de Hitler e o colapso do regime nazista.

Outras Palavras – “A guerra do Vietnã é um fenômeno típico do século XX: em meio a um cenário de violência total, a miséria e a grandeza humana formam uma unidade indivisível. Nem toda a bibliografia conseguirá dar a inteira dimensão do padecimento de um povo que ‘fez a história’, sobretudo porque o Terceiro Mundo é atualmente o centro dinâmico da história. Milhões de pessoas simples mobilizaram-se para enfrentar a mais sofisticada tecnologia de morte já criada, e venceram” 

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 4.5.2025

Deixe um comentário