Tributação de dividendos – alta renda isenta de Imposto de Renda

Do bilhão de reais que os já bilionários Moreira Sales receberam do Itau Unibanco como dividendos, zero vai para o Tesouro Nacional como tributo sobre a renda das pessoas físicas beneficiárias do lucro auferido pelo conglomerado financeiro em 2024.

Poucos países dão tal privilégio a uma minoria de contribuintes. A proposta governamental para tributar é de 10% para quem recebe mais de R$ 100 mil por mês, um grupo de 140 mil brasileiros, nos dias de hoje. Os trabalhadores arcam com alíquotas de até 27,5% sobre os seus salários.

De se notar que a regressividade não se restringe à renda pessoal: o imposto sobre a fabricação e circulação de produtos já está incluso no preço, e pesa mais para quem ganha menos.

Conheça também o projeto de reforma tributária dos auditores fiscais da Receita Federal.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

2 comentários em “Tributação de dividendos – alta renda isenta de Imposto de Renda

Deixe um comentário