Manchetes do dia – 27.4.2025

Hora do Povo – Carlos Lopes: o argumento (melhor seria chamar alegação) mais retrógrado que pode existir – porque, tal como um dogma religioso, é impossível contestá-lo em sua própria natureza – contra qualquer política, é o de que a situação, hoje, é diferente do passado, por isso é impossível que políticas anteriores voltem a ser aplicadas. Evidentemente, ninguém é contra examinar a situação presente no que ela tem de específica, portanto, de diferente das situações do passado.

Vermelho – Durante décadas, o Grupo Folha cultivou a reputação de ser um bastião democrático. Seu slogan “A serviço da democracia” ajudou a dissociar o jornal de seu envolvimento com o regime militar. Enquanto outros veículos ainda enfrentavam críticas pelo apoio à ditadura, a Folha se reposicionava como símbolo da abertura política. Essa narrativa, porém, começa a ruir com a estreia da série Folha Corrida, às 20h, na plataforma ICL.

Sputnik – Astrônomos utilizaram os telescópios mais poderosos do mundo para observar Oumuamua, um objeto interestelar de 400 metros de comprimento e muito alongado, sendo o primeiro objeto conhecido de outra estrela a visitar nosso Sistema Solar. Objetos como Oumuamua são estilhaços planetários expulsos de seus sistemas estelares por eventos catastróficos e podem vagar pelo espaço por centenas de milhões de anos antes de encontrar outro sistema estelar.

Outras Palavras – Leo Kim: em afã de acumulação, corporações tentam tornar “produtivo” o tempo de sono. Mas novas pesquisas resgatam conhecimento ancestral e sugerem: de Zhuangzi aos refugiados, os sonhos tecem utopias coletivas que a aridez do real não cataloga. Hoje, os sonhos são cada vez mais reduzidos a comódites a ser consumidas.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 27.4.2025

Deixe um comentário