Hora do Povo – edição nº 3.996

Toda a verdade em 8 páginas

Depois de uma aprovação unânime por parte do Legislativo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei de Reciprocidade, que autoriza o Brasil a adotar medidas de retaliação comercial contra países que impuserem sanções unilaterais ao país, como as recentemente anunciadas pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos (EUA). Veja a posição do Brasil.

PF quer reprimenda à altura para golpistas de 8 de janeiro. O que disse o diretor?

Política

Bolsonarismo é bajulação a Trump e impunidade a criminosos. Tarcísio, por exemplo, fecha escolas e deixa Sabesp com a pior fornecedora de energia elétrica do país. Do lado do bem, Luciana Santos anuncia repatriação de cientistas e bilhões para inteligência artificial.

Economia

Com economia estagnada em fevereiro e preços em alta obrigando a comprar menos comida, economistas repudiam posição de banqueiro por congelamento salarial de longo prazo. Governo precisa decidir entre bolsa-família e bolsa-banqueiro, e envia LDO arrochada, com base no ajuste fiscal.

Geral

Estudantes vão às ruas por escolas técnicas e professores por melhores salários; na Justiça, ficam garantidos os ganhos da revisão da vida toda, mas a pejotização ameaça a CLT. Trabalhadores da Eletronuclear são readmitidos, mas nos Correios há atraso na admissão dos concursados.

Internacional

América Latina não é quintal de ninguém, como quer Trump no Equador e El Salvador; já a Bolívia responde soberanamente à ameaça. Xi Jinping critica tarifaço estadunidense, que recua ante à desova de títulos dos EUA. Israel bombardeia único hospital em funcionamento na Palestina.

Página 8:

A coordenadora do Centro de Memória Sindical Carolina Maria Ruy contesta a tentativa de adaptar o mundo do trabalho à lógica neoliberal. Acompanhe suas razões.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

3 comentários em “Hora do Povo – edição nº 3.996

Deixe um comentário