Vermelho – De acordo com ela, Motta enfrenta algumas dificuldades. “Pautar a anistia é um tapa na cara do povo brasileiro. É um desprezo para a democracia brasileira e um confronto com o Supremo. Eu penso que o presidente da Câmara não vai querer comprar essa briga”, diz a parlamentar ao ICL. Para Jandira, também não há como anistiar quem ainda não foi condenado. “Isso atropela o próprio processo e a investigação do Supremo.”
Engenharia pela Democracia – Um dos jornais universitários mais antigos do Brasil, O Politécnico, do Grêmio Politécnico, completa 80 anos em plena atividade. Para celebrar a data, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, recebe entre os dias 16 de abril e 16 de maio uma exposição de alguns dos exemplares históricos desse jornal, por onde passaram estudantes da Poli-USP que mais tarde se tornariam figuras célebres no Brasil
Construir Resistência – Na Casa do Povo, lembrar dos mortos é um exercício cotidiano que passa pelo cuidado com os vivos. A cerimônia do Levante, porém, se destaca no calendário anual como um momento institucional e formal: lembramos coletivamente da resistência judaica contra os nazistas no Gueto de Varsóvia em abril de 1943 e, desta forma, resgatamos o porquê desta instituição existir.
Hora do Povo – Bombardeio do hospital Al Ahly, ocorrido nas primeiras horas deste domingo, forçou pacientes, inclusive críticos, a se deslocarem para a rua, com partes do prédio inteiramente arruinadas. Um dos funcionários do hospital recebeu uma ligação, dizendo que as pessoas no edifício teriam meia hora para saírem. Logo depois da ligação, o hospital, o único que restou em funcionamento, na cidade de Gaza, a principal da Faixa, foi atingido por dois mísseis atirados pelos fascistas israelenses.




Um comentário em “Manchetes do dia – 15.4.2025”