Manchetes do dia – 8.4.2025

Hora do Povo – Com taxas negativas se espalhando pelos diferentes ramos do setor em fevereiro, a indústria de transformação voltou a ficar no vermelho. Ao analisar os dados da produção industrial de fevereiro, divulgados pelo IBGE, o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) verificou que desde setembro de 2024, quando o Banco Central iniciou um novo ciclo de aumento de juros em setembro do ano passado, elevando a taxa Selic, já entre as maiores do mundo, há uma perda de -1,2% na produção industrial brasileira.

Hora do Povo – Em fevereiro as receitas líquidas de vendas (RLV) ficaram no patamar de R$ 22,9 bilhões. Nos dois primeiros meses do ano, a RLV, que excluiu impostos, contribuições e outras deduções, totalizou R$ 43,4 bilhões, ou seja, 16,9% acima do mesmo período de 2024. Na comparação interanual, no entanto, a Abimaq considera a base de comparação bastante fraca. Os16,9% de crescimento no primeiro bimestre de 25 ocorreram depois de três anos consecutivos de queda.

Jornal GGN – Luís Nassif: A lógica é simples: centralizando as compras, e com o controle do varejo, as plataformas passaram a trabalhar com estoques zero, impondo baixos preços aos fabricantes de produtos populares; o comércio de produtos caminha cada vez mais para as grandes plataformas e das entrantes chinesas; e o maior diferencial de uma plataforma é a rapidez e a segurança da entrega,

Economistas pela Democarcia – “Acredito que os próximos cinco anos da presidente Dilma à frente do novo Banco de Desenvolvimento também vão ser bastante marcados por essa temática, que é a desdolarização da economia mundial. No primeiro momento, a partir da utilização, da criação de mecanismos, como foi anunciada no ano passado, na cúpula da Rússia, a criação do sistema de pagamento dos países BRICS, popularmente conhecido como BRICS Pay”, afirma Putin.

Agora no Brasil e o mundo

IA-cracia

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 8.4.2025

Deixe um comentário