Hora do Povo – Para Oreiro, o que ocorreu é que “os países ocidentais entraram numa fase demencial do desenvolvimento capitalista que podemos denominar de financeirização, na qual os motivos e interesses dos agentes e instituições financeiros controlam a condução da política macroeconômica tendo em vista o atendimento dos interesses dos rentistas. O foco agora é a valorização da riqueza financeira, não a criação de riqueza material. Essa é a razão por trás do desaparecimento dos empregos industriais nos países ocidentais, sejam eles de renda alta ou não”, denuncia.
Sputnik – “É muito bom que o Exército busque esse tipo de armamento”, diz o coronel da reserva da FAB Carlos Eduardo Valle Rosa, professor doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea. “Que o Brasil tenha parcelas das suas Forças Armadas preocupadas com esse tipo de capacidade, porque é uma capacidade que está hoje no campo de batalha.”
Jornal GGN – Luís Nassif: os principais objetivos de uma política científico-tecnológica são: avanço tecnológico: promover a transformação digital, o desenvolvimento de IA e maior competitividade em setores estratégicos; crescimento inclusivo: priorizar soluções baseadas na ciência para combater a desigualdade, a pobreza e a fome; e Desenvolvimento Sustentável: com foco na mitigação das mudanças climáticas, na transição energética e no uso sustentável dos recursos naturais.
Vermelho – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, durante visita de Estado ao Vietnã, o Plano de Ação Conjunta Brasil–Vietnã 2025–2030, ao lado do presidente do país, Luong Cuong. O documento marca um novo patamar na parceria estratégica entre os dois países e reúne iniciativas de cooperação em comércio, ciência, defesa, meio ambiente e integração sociocultural. “Adotamos um plano de ação abrangente para o período 2025-2030, que nos ajudará a avançar em diversas áreas”, declarou Lula.




Um comentário em “Manchetes do dia – 1.4.2025”