Manchetes do dia – 31.3.2025

Hora do Povo – A intenção deles é elevar o desemprego e arrochar salários. Para camuflar isso, o BC inventa conceitos tirados do colete, como “hiato do produto”, “produto potencial” e outras aberrações, que estão no relatório. O objetivo claro é esconder da sociedade que o que eles querem mesmo é afundar a economia brasileira. e de preferência, uma recessão. Numa recessão, os preços realmente desabam, só que eles caem junto com toda a economia.

Grabois – Miguel Manso: quais são os crimes contra a economia popular? São os previstos na Lei nº 1.521/51 e referem-se a atos que ferem a livre concorrência ou que visem à formação de cartéis, oligopólios ou monopólios e à manipulação de preços e de tendências do mercado. Entre os crimes previstos na lei estão: formação de oligopólio ou cartel; agiotagem; obter lucro patrimonial que exceda o quinto do valor da prestação.

Hora do Povo – “Nós estamos numa encruzilhada. Não podemos nos inserir nesse novo pólo de uma maneira secundária, de uma maneira subordinada, de uma forma não soberana”, disse. “É necessário para a economia nacional que recuperemos as empresas estatais, que são grandes produtoras de recursos para a gestão governamental, para que reintroduzamos nessas políticas a política de conteúdo nacional. É fundamental que nós venhamos a financiar empresas brasileiras que operam no Brasil, principalmente na área de engenharia”, ressaltou o geólogo.

Jornal GGN – Milei, anunciou nesta quinta-feira (27) um acordo de US$ 20 bilhões com o FMI, mas a instituição nega o valor e os termos propostos. Ele afirmou que os recursos “não aumentarão a dívida”, pois serão usados para recapitalizar o Banco Central e fortalecer o lastro da moeda local. Críticos destacam que o empréstimo, combinado com pacotes do Banco Mundial e do BID, elevará as reservas brutas para US$ 50 bilhões — dinheiro que sustentará a especulação financeira, não o crescimento produtivo.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 31.3.2025

Deixe um comentário