Manchetes do dia – 11.3.2025

Vermelho – O Brasil registrou um crescimento de 3,4% em 2024, ficando entre as sete economias com melhor desempenho no ano. O resultado superou a média dos países da OCDE (1,7%), da União Europeia (1%) e do G7 (1,7%). Os dados reforçam a recuperação econômica do país e seu posicionamento entre as nações emergentes que mais avançaram no período. Índia (6,7%), China (5%) e Indonésia (5%) lideraram o ranking. Entre os países das Américas, o Brasil foi superado apenas pela Costa Rica.

Hora do Povo – Entre as lideranças presentes, Kele Cristina, dirigente da União Brasileira de Mulheres (UBM), defendeu políticas que garantam salário digno, valorização do trabalho doméstico e acesso à alimentação saudável. O protesto também denunciou o desmonte do Estado praticado pelo governo de Tarcísio com a privatização de serviços essenciais para a população. A defesa da democracia e pedidos de prisão para Bolsonaro também estiveram presentes no ato, com faixas e palavras de ordem contra a anistia para golpistas.

Hora do Povo – Na nota publicada, o Ministério confirma que a proposta foi estudada, porém está descartada das discussões: “A Fazenda não enviou e não vai enviar proposta sobre teto de isenção para moléstia grave. A medida chegou a ser estudada, mas acabou sendo retirada das discussões a pedido do presidente Lula”. Desde novembro do ano passado, quando anunciou o pacote de corte de gastos, Haddad, busca aumentar as receitas do governo para atingir a meta definida por ele de zerar o déficit público.

Hora do Povo – A ditadura síria chacinou em quatro dias centenas de civis da minoria alauíta – próxima ao xiismo e que é 10% da população – nas províncias costeiras de Latakia e Tartus, com vídeos e depoimentos mostrando corpos sendo arrastados nas ruas, casas invadidas e cadáveres por toda parte, enquanto o chefe do novo regime, e ex-líder da Al Qaeda, agora Hayat Tahrir al-Sham (HTS), Ahmed Al Sharaa, considerando o massacre como parte dos “desafios esperados”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 11.3.2025

Deixe um comentário