Manchetes do dia – 17.2.2025

Hora do Povo – Luiza Helena Trajano, em evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que contou com a presença de Gabriel Galípolo: “Quero falar em nome do setor varejista, porque o varejo é o primeiro que sofre e o primeiro que demanda. A pequena e média empresa não aguentam mais sobreviver com isso [juros altos], não tem condição. E é ela que gera emprego”. “[Quero] pedir para ele [Galípolo] por favor não comunicar mais que vai ter aumento de juros, porque aí já atrapalha tudo desde o começo”, completou.

Hora do Povo – O IBGE divulgou que apenas Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul apresentaram recuos no nível de desemprego no quarto trimestre de 2024, em relação ao terceiro trimestre do mesmo ano; enquanto a geração de emprego ficou paralisada nas outras 24 UFs – evidenciando uma desaceleração da economia brasileira no ano passado, que está sendo puxada para baixo pela alta da Selic do BC – hoje em 13,25% ao ano. São 40 milhões de brasileiros na informalidade, com as maiores taxas no Pará (57,6%), Maranhão (56,8%) e Piauí (54,9%).

Jornal GGN – Uma empregada doméstica de 85 anos mantida em situação análoga à escravidão por mais de sete décadas teve o vínculo empregatício reconhecido. A vítima começou a ser explorada aos 12 anos. Desde então, não teve direito de receber salários ou qualquer direito trabalhista, além de ser submetida a condições degradantes, como a privação de estudar, ter lazer ou de sair do ambiente de trabalho. Após denúncias de vizinhos, a idosa foi encontrada em um espaço improvisado dentro da residência da família.

Carta Capital – Após um aumento exponencial, o valor da criptomoeda despencou em questão de poucas horas depois de uma publicação nas redes sociais do político ultraliberal, em meio uma série de acusações de fraude e ameaças de pedidos de impeachment por parte da oposição. “O mundo quer investir na Argentina. $LIBRA”, dizia a mensagem de Milei com o nome do token, uma unidade de valor digital baseada na tecnologia blockchain que não é lastreada por dinheiro real.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 17.2.2025

Deixe um comentário