Hora do Povo – O caráter da Constituição, inclusive seus dispositivos quanto às empresas nacionais e à exploração das nossas riquezas é perfeitamente coerente com a parte democrática da Carta. Mas “… o Estado que resultou da Constituição de 1988, na sua aplicação concreta no dia a dia da política nacional, até os dias de hoje, foi um Estado Disfuncional, no qual se desenvolve uma intensa disputa política pelos rumos que o país deve tomar.”
Engenharia pela Democracia – Miguel Manso: a engenharia, entendida como o “saber fazer” de um povo, transcende a mera aplicação de técnicas e tecnologias. Ela é, antes de tudo, uma expressão cultural, um reflexo das necessidades, aspirações e valores de uma sociedade. A engenharia se insere no contexto mais amplo do desenvolvimento social e da identidade nacional.
Outras Palavras – Ladislau Dowbor: em um mundo de vazios existenciais, elas oferecem pertencimento e amenizam o drama da finitude. Daí sua legitimidade. Mas também dão vazão ao ódio, guerras e misoginia. Dessa contradição vêm sua mística e sua captura pelos piores demônios. A ideia geral é que a força das religiões está ancorada não em uma motivação apenas, como o medo da morte, ou em uma verdade revelada, mas na convergência de um conjunto de motivações, psicológicas, culturais, políticas, militares, até econômicas.
Vermelho – Entre as chantagens e ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a que mais causou impacto mundial foi a defesa da entrega por Israel da Faixa Gaza ao seu governo para a construção de “empreendimentos” após retirada total dos palestinos do local, uma proposta colonial e genocida. Com essa atitude, ele conseguiu a proeza de isolar seu país, provocando uma reação global. Rússia, China, Austrália e a maioria dos 27 Estados-membros da União Europeia e países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, protestaram com veemência.




Um comentário em “Manchetes do dia – 9.2.2025”