Manchetes do dia – 6.2.2025

Jornal GGN – Paulo Kliass: para os 12 meses de 2024 o montante de despesas com pagamento de juros da dívida pública foi de R$ 950 bi, que arredondados nos levam ao trilhão do título do artigo. Este valor significa uma elevação de 32% sobre os R$ 718 bi que foram transferidos do Orçamento da União para mesma função associada ao parasitismo financista

Sputnik – Em nova tendência de alta, a expectativa do mercado financeiro é de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seja de 5,51% até o fim deste ano. Os dados foram publicados nesta segunda-feira (3) pelo Boletim Focus, do Banco Central. O novo indicador esperado pelo mercado financeiro segue acima do teto da meta inflacionária no país definida pelo CMN ao Banco Central: 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo (entre 1,5% e 4,5%).

Hora do Povo – O indiciamento, etapa anterior à denúncia, foi feito em novembro de 2024 pela Polícia Federal, que investigou Jair Bolsonaro e seus aliados que participaram da organização do golpe. As provas “demonstram de forma inequívoca que Bolsonaro planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um Golpe de Estado e da Abolição do Estado Democrático de Direito, fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à sua vontade”.

Vermelho – A medida, inicialmente anunciada como uma resposta à entrada de drogas ilegais e à imigração irregular, foi suspensa após compromissos dos dois países vizinhos em intensificar o combate ao tráfico de fentanil e reforçar a segurança nas fronteiras. No entanto, por trás dessa aparente vitória diplomática, há uma série de motivações e táticas que merecem uma análise mais aprofundada, incluindo a resposta chinesa na equação.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 6.2.2025

Deixe um comentário