Manchetes do dia – 1.2.2025

Hora do Povo – No entendimento da maioria dos ministros do TRE-SP, Carla Zambelli cometeu uso indevido dos meios de comunicação e abuso de poder político ao publicar vídeos mentirosos sobre as urnas eletrônicas. Em um dos vídeos, Zambelli diz que as urnas eletrônicas que seriam usadas nas eleições gerais estavam sendo “manipuladas” dentro de sindicatos. No final do vídeo aparece a mensagem: “Carla Zambelli Deputada Federal 2210”, sendo este o número de sua candidatura.

Jornal GGN – Apesar de dizer não se importar com as pesquisas de popularidade, que pela primeira vez apontaram que a maioria dos entrevistados está insatisfeita com a gestão petista (49%), Lula garantiu: “a democracia, na verdade, será a grande derrotada se a gente permitir o crescimento da extrema-direita no mundo inteiro, como está acontecendo, se a gente permitir a vitória da fake news, como está acontecendo,  e se a gente permitir a mentira, sabe, vitoriosa, sabe, ganhando da verdade.

Jornal GGN – Luis Nassif: Maria da Conceição Tavares foi a mais brasileira dos economistas brasileiros, a mais generosa, a mais solidária com os desassistidos. Conceição tinha opiniões fortes, mas não brigava com os fatos. Reconheceu o dinamismo da economia no período militar, a maneira como Delfim e, depois, Geisel, completaram o ciclo industrial. Mas sempre criticando o desenvolvimento desigual.

Vermelho – Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial de Davos, o presidente argentino Javier Milei gerou polêmica ao criticar o feminismo e a criminalização do feminicídio. Em seu discurso, Milei afirmou que o feminismo “distorce o conceito de igualdade” e busca “privilégios”, argumentando que a igualdade perante a lei já existe no Ocidente. Ele também questionou a validade da figura do feminicídio, alegando que ela “legaliza que a vida de uma mulher vale mais que a de um homem”.

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Manchetes do dia – 1.2.2025

Deixe um comentário