
O Globo de Ouro de Fernanda Torres, por sua atuação em Ainda Estou Aqui, é boa notícia da cultura brasileira na primeira semana do ano.
Política

A defesa da democracia marcou a primeira semana do ano, relembrando os riscos do golpe tentado em 8.1.2023, reprovado por 86% dos brasileiros. Os Poderes constituídos congraçarão na Praça hoje. Prefeitos tomam posse em todo o país e Dino limita emendas a ONG que prestam contas. Israelense procurado por crime de guerra veio de férias ao Brasil.
Economia

Diante do ataque cambial especulativo e da alta das contas da energia privatizada – enquanto as estatais vão bem -, renda familiar de R$ 3,4 mil não é de classe média, mas da pobreza. Não é a toa que cresce a população em situação de rua no Brasil. Enquanto banqueiros querem apagar fogo com gasolina, CNI propõe frente contra juros altos e pelo crescimento do país.
Geral

A posse de prefeitos e vereadores traz expectativas de obras, mas também aumento de tarifas de transporte e ameaças de privatização da educação. No litoral paulista viroses têm circulado pela água, ao mesmo tempo que muitas mortes da Operação Escudo seguem sem investigação. E novas mortes ocorrem por membros das forças de segurança pública. João Fonseca vence torneio de tenis e Fernanda Torres consagra a democracia.
Internacional

Enquanto Cuba comemora aniversário da vitória da Revolução e ajuda Honduras a vencer o analfabetismo, Israel prossegue o bombardeio sobre a Palestina, inclusive na noite de ano novo; enquanto XI Jinping mostra a superioridade do socialismo chinês, atividade industrial segue encolhendo na zona do Euro, inclusive com apagão na Alemanha. Nos EUA, monopólios insuflam Zelenski como faziam na ascenção do nazismo, e o presidente eleito pode ser condenado antes da posse.

2 comentários em “Hora do Povo – destaques de 1 a 7.1.2025”