Getulio Vargas e o marxismo-leninismo

Entre as questões apontadas para a concepção do marxismo-leninismo do século 21 encontra-se, em especial no caso do Brasil, a incorporação do nacional-desenvolvimentismo. Isso remete à obra de Getúlio Vargas, à testa dos Poderes da República brasileira.

O CPDOC da Fundação Getúlio Vargas revelou um conjunto de textos inéditos do líder revolucionário, dentre os quais destaca-se “Getúlio, a revolução e a democracia”, em que ele procura demonstrar que seu “governo foi um governo revolucionário, de renovação social, de reerguimento econômico, de fomento da produção, de proteção ao trabalho e à indústria nacional”.

Além dos escritos e pronunciamentos econômicos de Getúlio Vargas e a resenha dos capítulos a ele dedicados no Pensamento Nacional-desenvolvimentista, dois textos recentes sobre a sua obra merecem atenção:

Publicado por Iso Sendacz

Engenheiro Mecânico pela EESC-USP, Especialista aposentado do Banco Central, diretor do Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo e da Engenharia pela Democracia, conselheiro da Casa do Povo, Sinal, CNTU e Aguaviva, membro do Partido Comunista do Brasil. Foi presidente regional e diretor nacional do Sinal. Nascido no Bom Retiro, São Paulo, mora em Santos.

Um comentário em “Getulio Vargas e o marxismo-leninismo

Deixe um comentário